Vale do Paraíso

Uma freguesia com história

História

 

Vale do Paraíso é uma Freguesia do Concelho de Azambuja, distrito de Lisboa e pertence à Comarca de Lisboa Norte.

Tem por limites as Freguesias de Aveiras de Baixo, Aveiras de Cima, Azambuja e Pontével, sendo esta última pertencente ao Concelho do Cartaxo.

A freguesia de Vale do Paraíso tem uma área de 673,15 ha, a população residente é de 955 habitantes (censos 2021) e de 794 eleitores inscritos.

Vale do Paraíso, foi sempre uma terra de bons ares e frondosa vegetação, com desejadas condições.

Só assim se entende de que esta humilde aldeia, tenha sido residência do Rei de Portugal D. João II e tenha sido palco nos dias 9,10 e 11 de Março do ano 1493 do encontro daquele monarca com o descobridor do novo mundo Cristóvão Colombo.

Vale do Paraíso, foi elevada á categoria de Freguesia por Lei nº. 522 de 3 de Maio  de 1916 e vê finalmente aprovada em reunião ordinária da Assembleia de Freguesia, de 29 de Abril de 1992, publicado no Diário da Republica nº. 167, III Série de 22 de Junho de 1992, o seu brasão de armas, selo e bandeira, sob o parecer favorável da associação dos arqueólogos portugueses.

Casa Colombo

 

Materializando uma vontade e um desejo local que vem dos anos noventa do século XX quando se comemoraram os 500 anos dos «Descobrimentos Portugueses» e o Concelho de Azambuja, em particular Vale do Paraíso, despertou para o facto de no lugar ter ocorrido o encontro entre D. João II e Cristóvão Colombo, a Câmara Municipal de Azambuja passa a disponibilizar uma infraestrutura de interpretação histórica desse importante acontecimento.

A “Casa-Colombo” em Vale do Paraíso passou a ser, a partir de Abril de 2009, uma das primeiras e pioneiras infraestruturas culturais de interpretação e divulgação de um dos mais importantes factos da História dos Descobrimentos – a descoberta do “Novo Mundo” por Cristóvão Colombo e suas consequências.

Centrando-se nos três dias de Março de 1493 em que Cristóvão Colombo e D. João II conferenciaram e conviveram em Vale do Paraíso, onde o Rei estanciava frequentemente, não por razões de Estado mas por razões do seu estado de alma e dos sentimentos que lhe invadiam o coração, parte-se à descoberta da visão, interpretação e representação do Mundo Antigo e Medieval, para descobrir o conhecimento científico do Mundo Moderno e atual.

Através de uma experiência pedagógico-cultural, somos levados a revisitar essa aventura humana da descoberta do Mundo local e Global, a “memória” social e cultural a que chamamos História.

Apostando no conhecimento novo e fazendo uso dos recursos tecnológicos modernos, o percurso expositivo disponibiliza para cada momento um leque de informação pedagógica complementar, em que a interatividade dos conteúdos com o utilizador, promovem de forma didática e complementar – uma outra experiência pessoal e gratificante, uma outra ideia de Presente e da História como Futuro.

(Dr. José Machado Pereira – Historiador)

Núcleo Escolar

Escola Primária, composta por duas salas de aulas, uma sala polivalente e refeitório.

Jardim infância, composto por uma sala de atividades e refeitório.

Pavilhão Polidesportivo

O pavilhão tem campo de jogos preparado para várias modalidades.

Balneários, bancadas e uma zona de bar compõem uma zona que estará aberta ao público.

Alargamento da Freguesia de Vale do Paraíso

Foi publicado no dia 13 de fevereiro 2015 a Lei que fixa a alteração dos limites territoriais das freguesias de Vale do Paraíso e Azambuja.
Este processo foi iniciado em 2011 sob proposta do Partido Socialista, a qual mereceu o apoio unânime dos órgãos das freguesias de Vale do Paraíso e Azambuja, bem como da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Azambuja.
Esta alteração nos limites territoriais e administrativos vem corrigir uma situação há muito reclamada pelos moradores da área.